1. Descrição Geográfica:
Região geográfica ao leste das Montanhas da Névoa, das Colinas de Areia e da Floresta do Oeste, na região centro-ocidental das Terras do Oeste.
Chama-se Dois Rios pois fica entre os Rios Manetherendrelle, ao Sul, também chamado pelos habitantes locais de Rio Branco, e o Tarendrelle, ao Norte. Em tal localidade é possível encontrar as vilas de Balsa Taren, Trilha de Deven, Campo de Emond e Colina da Vigia, além de um grande número de fazendas que aparentemente não estão vinculadas a nenhuma vila ou cidade maior.
É uma região isolada pois, além dos dois rios que dão nome à região, tem as Montanhas da Névoa como limite, do lado oeste, e a pantanosa região da Floresta das Águas, do lado leste, um pântano bastante traiçoeiro e fechado. A única forma de deixar a região é cruzando a Balsa de Taren.
Da Floresta do Oeste, sai uma estrada que vai até a vila de Campo de Emond, chamada Estrada da Pedreira.
Rand, no Cap. 1 de OOdM, observa que apenas os homens mais corajosos cultivam a terra na Floresta do Oeste. A região, porém, tem pasto vicejante praticamente o ano todo, havendo apenas um punhado de fazendas na Floresta do Oeste, que desaparecem completamente na região das Colinas de Areia e das Montanhas da Névoa.
O solo se inclina levemente em direção a leste, o que explica o terreno pantanoso da Floresta das Águas mais além. Nessa direção, o solo é bastante fértil e as construções, fazendas e campos cultivados vão se espalhando até a Floresta das Águas como uma grande colcha de retalhos.
2. Habitantes e ditados populares:
Os habitantes de Dois Rios são obstinados e teimosos.
“Como a maior parte do povo dos Dois Rios, Rand tinha como forte traço de personalidade a teimosia“ (OOdM, Cap. 1)
As mulheres, em sua maioria, são boas e gentis.
Entre as frases que gostam de utilizar:
“- Bem, se a Luz quiser, vamos sobreviver.”
“- E, se a Luz não quiser, vamos sobreviver assim mesmo.”
-” Que a Luz brilhe sobre” complementado sobra o nome da pessoa ou pronome pessoal.
3. Campo de Emond:
Em Campo de Emond encontramos a Estalagem Fonte de Vinho.
4. Menções:
I. OOdM – Cap. 1.